sábado, 27 de agosto de 2011

Carboidratos


Principal fornecedor de energia para nosso corpo e com 4 kcal por grama, o carboidrato jamais será excluído de qualquer dieta, mesmo que ela seja para emagrecer.
Por ser um nutriente energético, muitas pessoas pensam no carboidrato como vilão para quem quer emagrecer, mas na verdade o nosso corpo precisa dessa energia para poder fazer qualquer  atividade do dia-a-dia. Nosso cérebro, por exemplo, só utiliza a energia proveniente dos carboidratos.

Tipos de carboidratos:
Carboidratos Simples: são os açúcares e doces, eles são digeridos e absorvidos rapidamente ocasionando um aumento da taxa de glicose no sangue.
Exemplos: frutas, leite e derivados, mel, açúcares e vegetais.
Carboidratos Complexos: são constituídos de amido e fibras, digeridos e absorvidos lentamente produzindo um aumento pequeno e gradual da glicemia.
Exemplos: pão, arroz, massas, batata, etc.
Por serem constituídos por fibras, eles darão uma maior saciedade e irá melhorar o trânsito intestinal.

Funções:
- Fornecer energia para as atividades do dia-dia.
- Poupar proteína, evitando a perda da massa muscular.
- Ativador metabólico das gorduras:
 Até os 20 primeiros minutos de atividade física aeróbica, a energia provém basicamente do glicogênio (carboidratos) muscular da proteína e dos lipídios intramuscular. A partir do 20 minutos a energia provém de substâncias presentes na corrente sanguínea. Por volta dos 40 minutos a gordura está sendo retirada dos adipócitos (células que armazenam gorduras) para sustentar o consumo.

Dicas:
A carência dos carboidratos gera indisposição, raciocínio lento, fraqueza, etc.
O excesso se não aliado a prática da atividade física (gasto energético) ele ficará armazenado e será transformado em gorduras.
O melhor horário para o consumo dos carboidratos são nas principais refeições.

O que vai dizer o consumo adequado dos carboidratos é o seu objetivo.
Agora que nós já sabemos a importância desse nutriente, vamos rever nosso conceito e saber o consumo adequado ao nosso perfil.

sábado, 20 de agosto de 2011

Benefícios da Atividade Física


Todos nós já sabemos que atividade física aliada a uma boa alimentação só nos trazem benefícios. 
Mas por que devemos praticar atividade física e quais são seus benefícios?

A prática regular de qualquer atividade física resulta em:

Melhora do condicionamento físico                                                
Fortalece os ossos, articulações e massa muscular                     
Aumento da flexibilidade                              Diminuição do percentual de gordura            Diminui a FC de repouso          
Melhora o trabalho do coração                 
Reduz o risco de ter doenças cardíacas               
Reduz risco de osteoporose
Controle do diabetes
Diminuição do colesterol Ruim
Aumento do colesterol bom
Melhora da imunidade
Melhora da postura

Melhora qualidade do sono
Aumenta disposição
Sensação de bem estar
Melhora auto-estima
Ajuda no controle da ansiedade, estresse e depressão
Sociabilidade

Para conseguir esses benefícios precisamos somente deixar a preguiça de lado e começar a ter o hábito de praticar pelo menos trinta minutos durante três vezes por semana qualquer atividade física, com isso já deixaremos de ser uma pessoa sedentária.

Por isso use academias, praças, parques, praias, clubes, e troque o elevador pelas escadas.

Praticar exercício físico é de extrema importância e pode ser praticado por qualquer pessoa como crianças, adultos, idosos, obesos, diabéticos, hipertensos, entre outros desde que seja acompanhado de um profissional de educação física.

Reflita: se você não tem tempo pra praticar exercício físico, você tem para ficar doente?

Cuide do seu corpo e seja feliz, isso é saúde!

Um abraço.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Doenças Crônicas Degenerativas


Essas doenças têm maior incidência nos países desenvolvidos e que estão em  desenvolvimento, onde há uma maior praticidade devido à alta tecnologia, sedentarismo e forte influência da mídia nos hábitos alimentares das pessoas.

As doenças crônicas degenerativas ocorrem de forma lenta e progressiva.

Vejamos algumas:

Cardiovasculares: são doenças que afetam o sistema circulatório, sendo cárdio (coração) e vascular (vasos sanguíneos).

A cardiopatia Isquêmica e o AVC são as principais causas de morte nos países desenvolvidos.

A cardiopatia ou doença coronariana é a principal doença cardiovascular, começa com lesão na parede do vaso, devido ao colesterol alto, má alimentação, pressão alta, tabagismo, álcool, etc.

Hipertensão: é uma doença definida para quem tem pressão arterial elevada (140/90 mmhg).
Ocorre na contração dos vasos sanguíneos e diminuição do diâmetro, fazendo o coração trabalhar mais forte para acontecer o fluxo sanguíneo.

Conhecida como assassina silenciosa, ela não apresenta sintomas, começa com dores de cabeça, mal-estar e tonturas.

Geralmente aparece em pessoas adultas, mas devido à má alimentação desde a infância e pouca atividade física já foi apresentada em crianças.

Exagerar no consumo de sal, comidas gordurosas, álcool, tabaco e não fazer atividade física causa Hipertensão.

Classificação:

Ótima:
        < 120/ < 80
Normal:
          <130/ <85
Limítrofe:
130-139 / 80-85
Hipertensão:
140 ou +/ 90 ou +.

Diabetes:

Tipo 1: Insulino dependente – ocorre quando o pâncreas deixa de produzir ou produz pouca quantidade de insulina, hormônio que é responsável pela entrada da glicose no interior das células. A glicose se acumula no sangue que em seguida é excretada pela urina. Quem porta a doença precisa tomar injeções diárias de insulina, que vai variar em quantidade de acordo com o tratamento escolhido pelo endocrinologista.

Tipo 2: Não Insulino dependente – o pâncreas produz a insulina, mas as células do corpo ficam insensíveis a este hormônio. Quem porta a doença só em alguns momentos pode precisar de insulina externa.
Alguns sintomas: micção excessiva e freqüente; sede intensa, fome insaciável; perda de peso; náuseas e vômitos, fraqueza, tontura, irritabilidade e fadiga extrema; dificuldade de cicatrização de pequenos ferimentos como na gengiva.

Vejamos que todas essas doenças estão relacionadas aos maus hábitos alimentares e ao estilo de vida sedentário.

Lembrando que essas doenças estão sendo uma das principais causas de morte no nosso país, vamos reverter esse quadro, adotando um estilo de vida ativo e se alimentando corretamente.

PRATIQUE SAÚDE, VIVA COM QUALIDADE!

A seguir irei falar sobre os benefícios da atividade física.

Abraços.

sábado, 13 de agosto de 2011

O que é saúde e como obtê-la?


Para muitos, a palavra saúde significa ausência de doença, mas na verdade para ser saudável é preciso estar bem no setor físico, mental e social.
Aí eu pergunto: você se considera uma pessoa saudável?
A partir destes princípios faremos uma análise de que para se ter saúde, há influências de diversos fatores: ambientais (poluição, clima, região) sociais (econômicos e culturais), biológicos (genética) e comportamentais (estilo de vida).
Para ter uma boa qualidade de vida, seria ideal que estes fatores sejam favoráveis na genética, no saneamento básico e no clima. A boa relação familiar, a construção de círculos de amizades, a ausência de vícios (álcool e drogas) e principalmente adoção de um estilo de vida ativo, aliado a higiene corporal e bons hábitos alimentares, só fazem aumentar nossa longevidade.
O excesso de trabalho, a correria do dia-a-dia e a praticidade do mundo atual, contribuem com maus hábitos alimentares e a diminuição da atividade física.
A soma de uma má alimentação com pouca ou quase nenhuma atividade física resulta em doenças cardiovasculares entre outras como a obesidade, diabetes, hipertensão, etc.
Baseando-se no que foi dito acima, vamos adotar bons hábitos e viver em quantidade e qualidade!
·         A seguir, irei falar um pouco sobre algumas doenças crônicas degenerativas.

Até lá!

Sejam bem vindos!

Olá pessoal, pra quem não me conhece meu nome é Thiago Machado, estudo a área da educação física e atualmente trabalho em academias e dou aulas de ginástica laboral.
Criei este espaço que é destinado a estudantes e profissionais da área,  pessoas que praticam ou desejam praticar atividade física.
O blog irá abordar temas como atividade física, saúde e alimentação.
Desde já sejam todos bem vindos, e espero que possa contribuir de alguma forma, seja motivando, tirando dúvidas ou mostrando o caminho para uma melhor qualidade de vida.
Obrigado.