terça-feira, 16 de agosto de 2011

Doenças Crônicas Degenerativas


Essas doenças têm maior incidência nos países desenvolvidos e que estão em  desenvolvimento, onde há uma maior praticidade devido à alta tecnologia, sedentarismo e forte influência da mídia nos hábitos alimentares das pessoas.

As doenças crônicas degenerativas ocorrem de forma lenta e progressiva.

Vejamos algumas:

Cardiovasculares: são doenças que afetam o sistema circulatório, sendo cárdio (coração) e vascular (vasos sanguíneos).

A cardiopatia Isquêmica e o AVC são as principais causas de morte nos países desenvolvidos.

A cardiopatia ou doença coronariana é a principal doença cardiovascular, começa com lesão na parede do vaso, devido ao colesterol alto, má alimentação, pressão alta, tabagismo, álcool, etc.

Hipertensão: é uma doença definida para quem tem pressão arterial elevada (140/90 mmhg).
Ocorre na contração dos vasos sanguíneos e diminuição do diâmetro, fazendo o coração trabalhar mais forte para acontecer o fluxo sanguíneo.

Conhecida como assassina silenciosa, ela não apresenta sintomas, começa com dores de cabeça, mal-estar e tonturas.

Geralmente aparece em pessoas adultas, mas devido à má alimentação desde a infância e pouca atividade física já foi apresentada em crianças.

Exagerar no consumo de sal, comidas gordurosas, álcool, tabaco e não fazer atividade física causa Hipertensão.

Classificação:

Ótima:
        < 120/ < 80
Normal:
          <130/ <85
Limítrofe:
130-139 / 80-85
Hipertensão:
140 ou +/ 90 ou +.

Diabetes:

Tipo 1: Insulino dependente – ocorre quando o pâncreas deixa de produzir ou produz pouca quantidade de insulina, hormônio que é responsável pela entrada da glicose no interior das células. A glicose se acumula no sangue que em seguida é excretada pela urina. Quem porta a doença precisa tomar injeções diárias de insulina, que vai variar em quantidade de acordo com o tratamento escolhido pelo endocrinologista.

Tipo 2: Não Insulino dependente – o pâncreas produz a insulina, mas as células do corpo ficam insensíveis a este hormônio. Quem porta a doença só em alguns momentos pode precisar de insulina externa.
Alguns sintomas: micção excessiva e freqüente; sede intensa, fome insaciável; perda de peso; náuseas e vômitos, fraqueza, tontura, irritabilidade e fadiga extrema; dificuldade de cicatrização de pequenos ferimentos como na gengiva.

Vejamos que todas essas doenças estão relacionadas aos maus hábitos alimentares e ao estilo de vida sedentário.

Lembrando que essas doenças estão sendo uma das principais causas de morte no nosso país, vamos reverter esse quadro, adotando um estilo de vida ativo e se alimentando corretamente.

PRATIQUE SAÚDE, VIVA COM QUALIDADE!

A seguir irei falar sobre os benefícios da atividade física.

Abraços.

Um comentário:

  1. É importante haver uma maior conscientização das pessoas para com seus hábitos alimentares, principalmente por conta das doenças que podem surgir desses maus hábitos. Deve sair literalmente da teoria e colocar em prática uma vida saudável aliada a exercícios físicos juntamente com uma alimentação adequada! muito explicativo o post! muito bom! aguardando o próximo!

    ResponderExcluir